Menu

HIPERPLASIA PROSTÁTICA

A Hiperplasia Prostática Benigna, ou HPB, é uma condição não cancerosa que afeta homens com mais de 40 anos.

Embora não seja um câncer, a HPB pode causar desconforto e afetar a qualidade de vida, incluindo problemas urinários, e em casos graves, exigir o uso de uma sonda na bexiga, com risco de danos nos rins.

A próstata, localizada em torno da uretra na saída da bexiga, pode comprimi-la devido ao seu crescimento gradual, resultando em dificuldades urinárias que se desenvolvem ao longo de vários anos.

O tratamento da HPB é personalizado, avaliado por um urologista experiente, levando em consideração a evolução dos sintomas. Cerca de metade dos pacientes com HPB pode ser tratada com medicamentos, enquanto 25% podem necessitar de cirurgia devido à ineficácia das medicações ou preferência por uma abordagem direta.

As técnicas cirúrgicas mais comuns e minimamente invasivas para a HPB são a Ressecção Transuretral de Próstata (RTU de Próstata) e a Vaporização Prostática com Plasma ou Laser. Cada técnica possui vantagens, desvantagens e custos distintos, tornando crucial uma discussão detalhada com o paciente antes de optar pelo tratamento cirúrgico.

SF-hiperplasia-prostatica
UROLOGIA

ESPECIALIDADES

Cirurgia Robótica e Laparoscópica

Cirurgia Robótica e Laparoscópica

Tumores urológicos

Tumores urológicos

Hiperplasia Prostática

Hiperplasia Prostática

Cálculos Renais

Cálculos Renais

Incontinência Urinária

Incontinência Urinária

Saúde Sexual e Reprodutora

Saúde Sexual e Reprodutora

POLÍTICA

As informações contidas neste domínio têm caráter informativo e educacional. Em caso de dúvidas, é imprescindível que um profissional de saúde seja consultado.

CONTATO